NO CAMINHO DAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DAS ENGENHARIAS: KIT DE ARTEFATOS PARA SENSIBILIZAÇÃO DE DOCENTES DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
Ensino de Engenharia; Novas Diretrizes Curriculares; Ambiência de Aprendizagem; Artefatos; UEPA.
Este relatório de qualificação está dividido em duas partes. Na primeira, descreve-se a trajetória acadêmica da discente-pesquisadora do projeto em tela, destacando os dados pessoais, o histórico das disciplinas realizadas, as principais atividades acadêmicas e científicas desenvolvidas ao longo do percurso do mestrado, e que trouxeram contribuições para o projeto de pesquisa. Na segunda parte, apresentamos uma proposta de pesquisa que tem como colaborar com um processo de sensibilização no que tange às novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos de Engenharia. Partindo deste contexto, o estudo está orientado a partir da seguinte questão-foco: como podemos sensibilizar os docentes dos cursos de Engenharia da Universidade do Estado do Pará (UEPA) a compreenderem e atenderem as novas DCNs? Na tentativa de colaborar com esse cenário, nossa proposta é desenvolver um kit contendo artefatos lúdicos virtuais que auxiliem os docentes dos Cursos de Engenharia da UEPA a refletirem sobre suas práticas de ensino-aprendizagem para atender às novas DCNs. Como forma de alcançar os objetivos traçados, foi definida uma metodologia de pesquisa abrangendo: pesquisa bibliográfica, levantamento documental, concepção e desenvolvimento do produto educacional, validação dos artefatos e testagem dos artefatos na comunidade de docentes da UEPA. Nossa intenção é que o produto colabore com os docentes dos cursos de Engenharia no processo de apropriação daquilo que se preconiza nas novas DCNs, e que novas ambiências de aprendizagem possam se estabelecer na comunidade do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) da UEPA.