Notícias

Banca de DEFESA: SUELEN MIYUKI ALVES GUEDES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SUELEN MIYUKI ALVES GUEDES
DATA: 23/08/2021
HORA: 09:30
LOCAL: Por webconferência
TÍTULO:

CIÊNCIA COM CARTAS: REFLETINDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO ENTRE CIÊNCIA E SOCIEDADE COM DISCENTES DE GRADUAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino; Ciência; Sociedade; Metodologias Ativas; Jogo de cartas.


PÁGINAS: 216
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

A partir das discussões sobre ciência levantadas por Sala (1974), Auler (2007), Morin (1999, 2003) e Santos (1999, 1989, 2008, 2011), refletimos que se faz necessário uma maior aproximação e diálogo entre ciência e sociedade. Isso porque, historicamente, o conhecimento científico se constituiu de forma apartada tanto da sociedade quanto de outras formas de conhecimento, o que ocasionou algumas barreiras que perduram até hoje, como é o caso do fato de a ciência ser considerada hermética e distante do cotidiano. Sob a perspectiva de ciência defendida por Morin (1999, 2003) e Santos (1999, 1989, 2008, 2011), de que a construção do conhecimento precisa considerar a interação entre os indivíduos, suas culturas e todas as formas de saberes, nossa pesquisa partiu da seguinte questão-foco: Como auxiliar na formação de estudantes de Ensino Superior, buscando sensibilizá-los para a promoção de um maior diálogo entre ciência e sociedade? Traçamos como objetivo geral desenvolver um conjunto de cartas para disciplinas de graduação, de qualquer área do conhecimento, voltada à sensibilização para a importância do diálogo entre ciência e sociedade. Para alcançá-lo, delineamos os seguintes objetivos específicos: (I) Apresentar a relação entre ciência e sociedade; (II) Identificar perspectivas teóricas sobre a ciência para fundamentar o processo de construção do produto educacional; (III) Conceber eixos de discussão para o produto educacional, procurando contemplar a diversidade de perspectivas teóricas sobre o assunto; e (IV) Estabelecer bases teórico-metodológicas para o uso das cartas. Nesse contexto, foi criado um conjunto de cartas denominado “Ciência em questão: diálogos com cartas”, destinado a professores de Ensino Superior, de qualquer área do conhecimento, para promover reflexões sobre a ciência com alunos de graduação em disciplinas obrigatórias de Metodologia Científica ou de Pesquisa, e em disciplinas optativas relacionadas à ciência. Para a elaboração do produto, realizamos pesquisa bibliográfica de referencial teórico sobre ciência para definição dos eixos temáticos a serem abordados, e analisamos materiais para escolha do melhor formato. Após essa estruturação, submetemos o conteúdo das cartas para validação por meio de um painel de especialistas, ajustando, eliminando e acrescentando conteúdo a partir das sugestões indicadas. Como etapa final, concebemos a identidade visual das cartas e dos materiais auxiliares, bem como realizamos o estudo para armazenamento das cartas na versão digital e construção de um site para divulgação e compartilhamento de experiências. Como resultados, a partir da validação do conteúdo dos especialistas, consideramos que o produto está coerente e pertinente com a proposta e apto para ser aplicado em sala de aula com alunos de graduação. Por sua versatilidade para utilização em aulas presenciais, assíncronas e a distância, além do caráter aberto para que o professor crie seu próprio conteúdo, tem potencial inovador para ser apropriado em diferentes contextos do Ensino Superior.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1169258 - ANA CRISTINA PIMENTEL CARNEIRO DE ALMEIDA
Externo à Instituição - IVANISE MARIA RIZZATTI
Interno - 1153261 - MARCOS MONTEIRO DINIZ
Presidente - 361671 - MARIANNE KOGUT ELIASQUEVICI
Notícia cadastrada em: 16/08/2021 11:05
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1