O USO DE OFICINA E METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA E INTEGRAÇÃO DE EQUIPE SOCIOPSICOPEDAGÓGICA DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL
Metodologias Ativas; Aprendizagem Significativa; Formação Continuada; Assistência Estudantil.
O presente relatório apresentado para o exame de qualificação de mestrado está composto de duas partes. Uma seção que contém a trajetória acadêmica da discente no curso, incluindo dados acadêmicos; informações referentes às disciplinas cursadas, Métodos e Técnicas Inovadoras de Ensino e Aprendizagem e Criatividade e duas Oficinas Pedagógicas. Contempla também outras atividades acadêmicas da discente, como participação em congresso, participação e organização de eventos, cursos e apresentação de trabalho. A segunda seção do relatório contém a proposta do estudo que desenvolveremos na dissertação. Dela fazem parte a introdução, incluindo a situação problema, questão foco e objetivos, tendo por objetivo geral o desenvolvimento de um instrumento pedagógico criativo e inovador, que possa fomentar o processo de formação continuada e integrada de assistentes sociais, psicólogos e pedagogos que atuam na assistência estudantil das instituições federais de ensino superior. Em seguida, apresemtam-se a justificativa e relevância do trabalho e o aporte teórico, o qual tem como principais eixos conceituais: as metodologias ativas; instrumentos e tecnologias educacionais; aprendizagem significativa; formação continuada e integração; criatividade e; inovação. A proposta de processo/ produto consiste na realização de oficinas com a equipe sociopsicopedagógica que trabalha na Superintendência de Assistência Estudantil - SAEST da Universidade Federal do Pará – UFPA. Subdivide-se em uma descrição inicial; o seu caráter inovador e criativo; uma projeção de como será a oficina e os resultados do avanço desta etapa do trabalho até o momento. Na metodologia, detalhou-se o local da pesquisa e os recursos necessários para realização das oficinas. Por fim, como resultados esperados, busca-se contribuir com as assistências estudantis das instituições públicas de ensino superior por meio da formação continuada, através de oficinas, promovendo a integração multidisciplinar de seus profissionais.