MANUAL PARA PRODUÇÃO DE APLICATIVO ACESSÍVEL: uma contribuição para pedagogos em formação para atuar com alunos com Síndrome de Down
Manual. Aplicativo Acessível. Síndrome de Down. Ensino Superior. Pedagogia.
Este relatório de qualificação está dividido em duas partes. A primeira descreve a trajetória acadêmica do discente-pesquisador destacando os dados pessoais, o histórico escolar, as disciplinas realizadas e as atividades acadêmicas e científicas principais. A segunda parte apresenta a proposta de pesquisa em si, que tem como título: “Manual para produção de aplicativo acessível: uma contribuição para pedagogos em formação para atuar com alunos com Síndrome de Down”. A educação sistemática é uma troca e, portanto, necessita tanto do professor quanto do aluno. Investir no preparo da formação docente deve ser, portanto, voltada a atender uma sala heterogênea, principalmente o pedagogo que atuará com a modalidade Educação Especial. Dentre os tipos de alunos com Deficiências, público-alvo da Educação Especial, a Síndrome de Down/Deficiência Intelectual nos chamou mais a atenção por ser pouco discutida, e ser um público que requer habilidades específicas voltadas à acessibilidade e o preparo do pedagogo é de fundamental importância para o sucesso da inclusão escolar. O estudo propõe, a partir deste contexto, a seguinte questão foco: um manual pode contribuir com a formação inicial de estudantes da disciplina Educação Inclusiva do curso de Pedagogia por meio da produção de aplicativos acessíveis para atender alunos com Síndrome de Down/Deficiência Intelectual? Ancorados a esta questão-foco, temos como objetivo geral criar um manual para contribuir com pedagogos em formação sobre a produção de aplicativos acessíveis auxiliares no processo de ensino a alunos com Síndrome de Down/Deficiência Intelectual. Como forma de alcançar os objetivos, a metodologia escolhida foi a pesquisa qualitativa mediante realização de oficina e questionário como instrumentos de avaliação e aprovação do Manual. Espera-se que o Manual possa contribuir para a produção de aplicativos que possam servir como Tecnologia Assistiva, visando eliminar barreiras encontradas nas escolas para o público SD/DI na aprendizagem de conteúdos diversos executados pelos professores em formação ou já formados.