MODELAGEM MATEMÁTICA, GEOMETRIA FRACTAL E GEOGEBRA: PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS DO NÍVEL MÉDIO
Modelagem Matemática, Geometria Fractal, Tecnologia, GeoGebra. Ensino.
A presente pesquisa tem por objetivo elaborar e apresentar cinco atividades de modelagem matemática com problemáticas derivadas de fractais a serem investigadas com o uso do GeoGebra como propostas para o ensino de conteúdos matemáticos do nível médio. Utilizaremos nessas atividades o software GeoGebra para auxiliar na visualização, experimentação e obter modelos matemáticos observados na geometria dos fractais, fixando nesse processo alguns conhecimentos matemáticos na cabeça dos discentes. Pretende-se, com isso, promover atividades experimentais com o apoio tecnológico, que desperte a curiosidade e a motivação dos alunos para o ensino de matemática. A importância desse trabalho se dá por mostrar outra forma de abordagem de conteúdos do ensino médio através da visualização, observação e reflexão de situações do mundo real. Podemos constatar nas atividades propositivas que o ensino de alguns tópicos da matriz curricular de matemática do nível médio (Triângulo equilátero, Sequências, Ponto médio, Potenciação, Área e Perímetro, entre outros) podem se tornar mais atraente quando se aplica uma sequência que usa a modelagem matemática, a geometria fractal e um software de geometria dinâmica, o GeoGebra, como suporte tecnológico.