CONSTRUÇÃO E PLANIFICAÇÃO DOS PRISMAS REGULARES ATRAVÉS DO SUPERLOGO 3.0 E MATERIAIS MANIPULÁVEIS: UMA PROPOSTA DE ENSINO
Sólidos Geométricos; Planificação de Sólidos Geométricos; Materiasis Concretos
Nos dias atuais os jovens vivem cercados pela tecnologia, o que lhes proporciona uma grande possibilidade de avançar nas pesquisas e fortalecer o seu conhecimento através da interação digital com as mais diversas ferramentas que estão à sua disposição. Diante dessa situação, é inquestionável a importância dos recursos tecnológicos no ambiente educacional trazendo ganhos no processo de ensino aprendizagem, pois a inclusão da
tecnologia na educação proporciona uma integração de valores e competências nas atividades desenvolvidas.
O objetivo deste trabalho está relacionado a uma proposta metodológica que visa trazer um mecanismo prático no aprendizado da geometria, mais especificamente na construção e planificação dos prismas regulares, que em muitos casos são abordados em sala de aula de forma superficial e sem dar condições de entendimento adequado por parte dos alunos. O uso dessa metodologia possibilita ao aluno uma percepção clara de conceitos geométricos e relações entre as dimensões dos sólidos através de um raciocínio lógico e de fácil compreensão.
Dessa forma, a contribuição para o aprendizado será de fundamental importância, principalmente no aspecto motivacional, pois o uso da informática na educação proporciona a oportunidade de aproximar as praticas de classe com o mundo geométrico, buscando aguçar o querer aprender através das práticas e das construções por meios próprios, o que certamente irá despertar a curiosidade e o interesse de construir, planificar e visualizar os
sólidos geométricos com o uso do software SuperLogo 3.0 e materiais concretos. O software SuperLogo 3.0 pode ser usado como ferramenta para se criar figuras planas de forma lúdica, o que servirá como estímulo no momento da criação através do raciocínio lógico, desenvolvendo habilidades de análise e entendimento do processo construtivo além de valorizar a individualidade do educando. Como resultado da aplicação dessa metodologia, imagina-se que haverá um ganho tanto no que diz respeito às habilidades como nas competências, onde o aluno terá um grande avanço, já que a informática é um elemento de grande interesse para o educando; e por sua vez a utilização de materiais manipuláveis favorece a visualização e análise das
propriedades geométricas, motivando e facilitando da aprendizagem favorecendo a visualização e análise das propriedades geométricas.