CÁLCULO DE VOLUME DE PRISMAS ATRAVÉS DE ATIVIDADES PRÁTICAS E INTUITIVAS
Ensino. Ensino por atividades. Ensino de matemática. Cálculo de volume.
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo avaliar
os efeitos da aplicação de uma sequencia didática, diferente da tradicional, para o ensino de
cálculo de Volume do Prisma por meio de atividades, tem sobre a participação dos estudantes
de uma escola publica do ensino médio regular do Pará, nas aulas de matemática e sobre o
desempenho da resolução de questões envolvendo volume de sólidos geométricos. Para se
alcançar tal finalidade optou-se pela Engenharia Didática como metodologia de pesquisa, a
qual se desenvolveu em quatro etapas. Inicialmente foram feitas as análises prévias, primeira
etapa da pesquisa, composta pelos aspectos históricos do Ensino de Geometria Espacial; uma
revisão de estudos sobre o tema; estudos diagnósticos; estudos experimentais; Fundamentação
teórica; Fundamentação Matemática e consulta aos discentes. A segunda etapa da pesquisa,
concepção e análise a priori, apresenta o Ensino de Matemática por atividades e uma
Sequencia Didática envolvendo o cálculo de Volume de Prisma Geométrico. A terceira etapa
da pesquisa, experimentação, foi realizada em uma escola pública Estadual de Castanhal/PA
com 30 alunos do 2o ano do Ensino Médio. Na última etapa da pesquisa, foi realizada a
validação dos resultados estabelecida pela confrontação entre os dados obtidos nas análises a
priori e a posteriori. Os resultados da comparação apontam para um aumento significativo
nas notas do pós-teste; este aumento e nenhum dos fatores sócio econômico interferiram nos
resultados obtidos, constatando que a metodologia de ensino surtiu efeito, o que acarretou em
uma melhora significativa no desempenho dos discentes na resolução de questões envolvendo
cálculo de volume de prisma geométrico.