Estratégias para Combater o Índice de Reprovação e Dependência escolar na Disciplina de Matemática dos alunos de 6º a 9º ano de Uma Escola de Castanhal/PA
eprovação, Dependência Escolar, Materiais Manipuláveis.
O ensino educacional brasileiro, mais do que nunca, defronta-se com vários desafios que precisam ser encarados com mais firmeza. Pensando nisso, este trabalho de Conclusão de Cursode mestrado objetiva mostrar e refletir as possíveis causas da Reprovação e Dependência escolar na disciplina de Matemática dos alunos de 6º ao 9º ano da Escola Elcione Therezinha Zahluth Barbalho a qual terá como embasamento teórico as experiências vividas por mim em 15 anos de magistério lecionando matemática na rede estadual desse estado. A metodologia utilizada foi através de uma abordagem quanti/qualitativa, pois houve necessidade não só de apontar as causas da reprovação dependência escolar, mas trazer dados que pudessem comprovar a problemática em questão. Ao abordar a reprovação/dependênciana escolaElcioneBarbalho, constatou-se através dos gráficos e tabelasque nos anos de 2018 e 2019 houve um número elevado de alunos em referida situação. Vários fatores que contribuíram para este índice. Nessas circunstâncias, considera-se urgente a organização de uma proposta pedagógica e políticas públicasque venham revitalizar a escola pública impedindoque o aluno venha a “Reprovar” ou “ficar em dependência”em matemática, para isso, lista-se uma série de novas propostas a serem trabalhadas com esses alunos que ficam em dependência em matemática, ficando evidente queas mudanças a serem realizadas não dependem somente dos técnicos e professores, e sim, de todo sistema educacional em que a escola é inserida. Ao final deste trabalho é apresentada uma forma de se trabalhar a resolução de equações do segundo grau utilizando como metodologia de ensino a manipulação do material dourado. Esperando-se que esta prática de ensino venha com certeza fazer com que as relações numéricas apresentadas na resolução destas equações passam a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão e o desenvolvimento do raciocínio, contribuindo para um aprendizado bem mais agradável.