INTERURBANO - A CRIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO E SEUS DESDOBRAMENTOS ESTÉTICOS E CONCEITUAIS
Instalação, Interface, Espaço Aumentado, Simulação, Dispositivo
Esta pesquisa aborda o processo de criação do artista-pesquisador dentro do campo da Arte e Tecnologia no desenvolvimento de três instalações interativas sobre o espaço da cidade de Belém enquanto um dispositivo composto por moradores, animais, plantas, rios, objetos, projetos urbanos, leis, softwares, redes telemáticas e informacionais invisíveis. Na pesquisa são apropriados objetos industriais analógicos como símbolos de estruturas maiores que envolvem a dinâmica da cidade para serem alterados com micro-controladores eletrônicos que alterem suas funções práticas e os transformem em instalações artísticas com mensagens estéticas sobre o espaço da cidade, interfaces para reflexão sobre os conflitos técnicos e culturais de Belém na contemporaneidade. O que é morar em uma metrópole no meio da região Amazônica no século 21? Dentre as instalações estão um telefone que simula ligações com pássaros distantes, uma torneira que jorra relatos de moradores da cidade sobre a sua relação a água e um guarda-chuva que reproduz paisagens sonoras conforme é deslocado pelo espaço. O memorial contém as ideias disparadoras do trabalho e as linhas que costuram a rede que conecta os conceitos acadêmicos à prática, o exterior da cidade ao interior da galeria, o passado e o presente, o analógico e o digital, o estético e o comunicacional, a arte e a vida. A pesquisa envolve a reflexão sobre o uso poético de tecnologias para simulação, desenvolvimento de experiências sensoriais com espaço aumentado e interfaces interativas.