Notícias

Banca de DEFESA: ADRIANA CATARINA DE CARVALHO DE PAIVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANA CATARINA DE CARVALHO DE PAIVA
DATA: 27/06/2013
HORA: 10:00
LOCAL: ICA/UFPA
TÍTULO: Educação Musical no Programa Cordas da Amazônia: descrição analítica dos procedimentos metodológicos das turmas de violoncelo.
PALAVRAS-CHAVES: Educação Musical, Ensino coletivo de música, Procedimentos metodológicos.
PÁGINAS: 94
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
ESPECIALIDADE: Composição Musical
RESUMO: A pesquisadora deste trabalho objetivou verificar como se dá a educação musical através do violoncelo de crianças e adolescentes do Programa Cordas da Amazônia (PCA). A educação musical tem sido considerada como uma importante ferramenta educacional para crianças e adolescentes. O ensino do instrumento violoncelo realizado no PCA direcionado a pessoas nesta faixa etária, alcança também alunos com transtornos do desenvolvimento (autismo, TDAH, dislexia, síndrome de Down), além de muitos com dificuldades de aprendizagem (considerando as dificuldades financeiras, sociais, de transporte), que normalmente não prosseguiriam no estudo de um instrumento musical. Os procedimentos metodológicos desenvolvidos no PCA atingem também este público, o que torna o Programa um dos poucos a oferecer ensino musical gratuito para alunos com transtornos do desenvolvimento e dificuldades de aprendizagem. A pesquisa objetivou, pois, verificar como se dá o ensino musical de violoncelo de crianças e adolescentes com e sem transtornos do desenvolvimento pela aplicação desses procedimentos metodológicos do PCA; sistematizar sua gênese e estrutura, buscando essas informações em pesquisas que tomaram como centro de discussão este Programa; observar os pressupostos teóricos de ensino musical que sustentam tais procedimentos identificando o conteúdo programático e o modus operandi dos seus participantes; e, por fim, analisar o consequente resultado de aprendizagem. Para tanto, utiliza ferramentas de pesquisa, tais como entrevistas e a aplicação de uma Escala de Avaliação que verifica o aproveitamento do aprendizado. Diante de constatações positivas já desenvolvidas no ambiente de ensino do PCA, espera-se contribuir para o fortalecimento das práticas desse Programa, e de uma forma mais abrangente contribuir para a orientação de políticas públicas educacionais mais eficazes.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA CRISTINA GAMA DOS SANTOS TOURINHO
Presidente - 1152844 - AUREO DEO DE FREITAS JUNIOR
Interno - 327519 - LIA BRAGA VIEIRA
Notícia cadastrada em: 20/06/2013 12:20
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2