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Banca de DEFESA: ANA CLAUDIA PINTO DA COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CLAUDIA PINTO DA COSTA
DATA: 21/10/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Programa de Pós-graduação em Artes - PPGArtes/UFPA
TÍTULO:

Dança, Cabala, Espiritualidade:

autoetnografia dançada em roda na Amazônia paraense


PALAVRAS-CHAVES:

Orações Corporais. Danças Circulares Sagradas. Cabala.


PÁGINAS: 219
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Dança
RESUMO:

Os fios que tramam a escrita desta Tese se entrelaçam aos fios de experiências vividas pela artista-pesquisadora/focalizadora-dançante Ana Cláudia Pinto da Costa, no contexto do coletivo UBUNTU, movimento de Danças Circulares Sagradas da cidade de Belém/PA. O trabalho é fruto de uma pesquisa de cunho etnográfico no campo das Artes, acerca das doze Orações Corporais, inspiradas na Cabala pela bailarina e coreógrafa Frida Zalcman. Tais danças correspondem à “tradução” dançada das orações cantadas na sinagoga. A pesquisa se insere num estudo mais amplo acerca das chamadas orações corporais, norteadas, neste caso específico, pelos preceitos da Cabala, a Árvore da Vida, levando-se em consideração seus quatro mundos e suas emanações energéticas (sefirót). Essas orações corporais são um modo de vivenciar, por meio da dança, os rituais litúrgicos do Judaísmo, favorecendo o contato do praticante com os mundos da Cabala, onde supostamente acontece o encontro com o Criador. O estudo busca compreender o sentido e o significado que os preceitos da Cabala dão à dança, tal como foi organizada e sistematizada por sua idealizadora, implícitas no contexto da performance ritual da Oração Corporal Mode Ani Lefanecha, a partir da cosmovisão das dançantes. A pesquisa se inscreve em três campos teórico-metodológicos: 1. Antropologia da Dança, campo que possibilita observar, vivenciar, e compreender a “dança” – movimentos, passos, ritmos, gestos, simbolismos, ritual, entre outros elementos – em sua relação com o contexto no qual ela é transmitida e praticada; 2. Fenomenologia da Percepção de Merleau-Ponty, com estudos focados na estesiologia do corpo; 3. Dança Terapia de Andrea Bardawil que se constitui na experiência com a dança, a partir do diálogo com a educação somática, a consciência corporal e a improvisação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2346299 - GISELLE GUILHON ANTUNES CAMARGO
Interno - 6327462 - SONIA MARIA MORAES CHADA
Externo ao Programa - 2263777 - MARIA ANA AZEVEDO DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2152803 - WALDETE BRITO SILVA DE FREITAS
Externo à Instituição - MARIA ROSELI SOUSA SANTOS
Externo à Instituição - PAULO MURILO GUERREIRO DO AMARAL
Notícia cadastrada em: 18/10/2021 10:04
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