Palavras e Ruínas: sobrevivências da memória no cinema cearense contemporâneo
Arte. Testemunho. Cinema.
Diante da morte, diante da fragmentação e inexatidão da memória, diante da erosão da matéria, a arte tem permanecido e resistido à passagem do tempo. Esta pesquisa tem o desejo de demonstrar como o cinema (a imagem em movimento) se configura como um potente e valioso meio para “materializar” e dar voz à memória, quebrando as barreiras e os nós das impossibilidades que envolvem a narração. Nesse ínterim, o conceito de “testemunho” e mais particularmente o de “cinema testemunhal” se tornam centrais – e se configuram como caminhos possíveis frente às formas mais tradicionais de transmissão da palavra e escritura do passado. O objetivo desta pesquisa é, então, mapear, selecionar e analisar, particularmente no cinema cearense das últimas décadas, filmes que, de distintas formas e por diferentes caminhos, conseguem "materializar" e manter viva a memória – tornando-a sensível e sonora. Tanto o conceito de testemunho como outros conceitos centrais para a pesquisa serão trabalhados à luz das discussões de teóricos como Márcio Seligmann-Silva, Jeanne Marie Gagnebin, Walter Benjamin, Gilles Deleuze, Giorgio Agamben, Aleida Assmann, entre outros.