Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUENA CORDEIRO DE SOUZA MULLER CHAVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUENA CORDEIRO DE SOUZA MULLER CHAVES
DATA: 30/07/2021
HORA: 09:30
LOCAL: on- line
TÍTULO:

MÍDIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS: EXPERIÊNCIAS NO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR), REALIZADAS EM ABAETETUBA E ALENQUER NO PARÁ, DE 2019 - 2020.


PALAVRAS-CHAVES:

Novas mídias; Abordagem Triangular; Formação de professores; Artes Visuais


PÁGINAS: 66
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Educação Artística
RESUMO:

O tema da pesquisa versa sobre a minha reflexão crítica acerca de experiências em ensino e aprendizagem em Artes Visuais, em minha formação docente como professor formador pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. A presente pesquisa apresenta como metodologia, eixos que se expandem no campo da Arte Educação entre o apreciar, o contextualizar e o praticar, com as disciplinas de laboratório de Artes e Novas Mídias e o Laboratório de Animação, através da construção de cenários, confecções de personagens, e elaboração de vídeos em stop motion usando como temas, questões sociais e culturais, apresentando uma visão crítica e contemporânea dos conteúdos disciplinares realizadas nos municípios de Abaetetuba e Alenquer no período de 2019 a 2020. Nesses locais foi considerada a realidade contextual e cultural desses municípios apresentados na pesquisa. Analisa-se a problemática entre a democratização tecnológica e a educação básica, variando-se a análise desde a precariedade com o uso da internet, desvio de atenção e carência individual quanto ao manuseio dos aparelhos portáteis, aplicações e programas. Será aplicado a análise de conteúdo e visual desse material coletado, no intuito de realizar a reflexão crítica dessas experiências, tidas como estratégias didático-pedagógicas e artísticas, acerca do uso das mídias móveis nos processos de ensino e aprendizagem em Artes Visuais. Dentre as considerações finais, considera-se que as experiências a serem apresentadas na presente pesquisa proporcionaram um entendimento mútuo entre o ensino de Artes Visuais e dinâmicas tecnológicas acessíveis e coletivas no ensino superior.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1206611 - ROSANGELA MARQUES DE BRITTO
Interno - 3140891 - SAVIO LUIS STOCO
Externo ao Programa - 2495362 - IDANISE SANTANA AZEVEDO HAMOY
Notícia cadastrada em: 27/07/2021 17:34
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2