Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA SUELEN SILVA BARROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNA SUELEN SILVA BARROS
DATA: 06/08/2021
HORA: 10:00
LOCAL: via google meet
TÍTULO:

ARTHUR LEANDRO / TÁTA KINAMBOJI:  DIÁLOGOS ENTRE ENSINO DA ARTE E ANCESTRALIDADE AFRO-AMAZÔNICA


PALAVRAS-CHAVES:

Poética das Encruzilhadas, Ancestralidade de Matriz Africana, Arte/Política, Patrimônio cultural Afro Amazônico. Decolonialidade. Pós Colonialidade.

 

PÁGINAS: 83
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Fundamentos e Crítica das Artes
ESPECIALIDADE: Teoria da Arte
RESUMO:

Vinculada à linha de pesquisa Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes, do Programa em Pós Graduação em Arte da UFPA, esta pesquisa transporta uma epistemologia que parte da experiência de Vida de Arthur Leandro/ Tata Kinamboji, na qual apresento uma proposição conceitual e metodológica de que sua poética é uma encruzilhada de acontecimentos que recortam arte, ativismo político em Resistência Cultural de Matriz Africana e o Ensino das artes nas universidades que lecionou. Escuto os que conviveram com Arthur e que narram assim, sua forma de fazer arte e política e produção de conhecimento completamente relacionadas com o movimento da vida de quem compartilhou a existência com esse ser humano, e, assim, carrego no corpo do texto suas vozes, pois, acredito na profundidade dessas relações e toda a potência poética que só podemos alcançar num intercurso de metodologias e fundamentação teóricas e que se ancorem em tradição oral da ancestralidade de matriz africana que habita em todos nós, mas, que é invisibilizada pela colonialidade que estamos à mercê. Esse é um trabalho afirmativo, que traz Exu como condutor de caminhos, numa tentativa pós-colonial de produção de conhecimento. Possibilidades abertas que evocam teóricos que já pensaram essas questões de genocídio cultural e as necessidades de sua superação, tais como Abdias do Nascimento, Luiz Rufino, Luiz Simas, Zélia Amador de Deus, Muniz Sodré, entre outros. Em sua maioria, pessoas pretas, para fortalecer uma ideia antirracista de saber, conjuntamente com as práticas poéticas de Arthur Leandro, narradas não apenas por mim, não apenas com meu olhar, mas com todos que pude encontrar que cruzaram seus caminhos. Essa pesquisa é um recorte de uma vida, e é epistemologia, formação de conhecimento, produção de saber, é poética, é política de valorização do patrimônio cultural afro-amazônico.

 

Palavras-chave: Poética das Encruzilhadas, Ancestralidade de Matriz Africana, Arte/Política, Patrimônio cultural Afro Amazônico. Decolonialidade. Pós Colonialidade.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1692778 - ANA CLAUDIA DO AMARAL LEAO
Interno - 2214671 - MARIA DOS REMEDIOS DE BRITO
Externo ao Programa - 2182165 - LUIZAN PINHEIRO DA COSTA
Externo à Instituição - JOANA CARMEN DO NASCIMENTO MACHADO
Notícia cadastrada em: 26/07/2021 13:57
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2