RAINHAS TRANSFORMISTAS DE ABAETETUBA:
Con(CU)rsos, Performances e Performatividades
Rainhas Transformistas de Abaetetuba. Concursos performáticos Gays. Memória restaurada/performativa. Bricolagem etnográfica.
A presente pesquisa em Artes tem como objetivo criar uma bricolagem entre etnografia e autoetnografia interligando as memórias dessa pesquisadora-transformista às das artistas transformistas de Abaetetuba. À luz das teorias da performance, memória e performatividade de gênero, o que se busca compreender são os processos criativos, transições de gênero e posturas políticas das artistas a partir de suas participaçãoes nos concursos gays na cidade de Abaetetuba (lócus da pesquisa). Os teóricos-base são Richard Schechner (2003; 2013; 2012); Judith Butler (2018; 2019); Paul Preciado (2017; 2018) e Pierre Nora (1993), a partir dos quais cria-se um diálogo fecundo com outros autores e conceitos, dando vida ao corpo dissertativo. Em vista a alcançar o objetivo proposto, na coleta dos dados etnográficos utilizou-se entrevistas semiestruturadas, observações in loco, coletas de textos visuais e pesquisa bibliográfica. Como resultado, o estudo aponta: a) a existência decolonial da estética transformista e sua diferença em relação à estética Drag (queen/king); b) a existência, nos concursos gays, de uma micropolítica do desejo capaz de mobilizar territórios (espaço social) e territorialidades (relações dos sujeitos com seu espaço interno e externo); c) a interferência real da cultura amazônica no imaginário criativo transformista; d) existência de elementos comuns entre a performance art e a performance cultural nos concursos gays (efemeridade, transgressão, caráter político, aproximação vida/arte); e) aumento da visibilidade, respeito e reconheciemento dos artistas gays por meio dos concursos de dança/desfile em Abatetuba. Por fim, a Dissertação está dividida da seguinte forma: No primeiro capítulo, contextualiza-se a microrregião do Baixo Tocantins, em suas múltiplas dimensões (sociais, estéticas, políticas), focando em seguida na cidade de Abaetetuba (lócus da pesquisa). No segundo, pondera-se sobre a categoria artística "transformismo", buscando justificar a escolha sobre tal estética, além de apresentar alguns elementos que compõem os concursos gays. No terceiro, evoca-se as categorias "performance" e "performatividade", buscando refletir sobre as memórias restauradas/performativas das Rainhas Transformistas que, ao virem à tona, (re)constroem cenários artísticos, identitários, micropolíticos, espaciais, visuais, educacionais e históricos a partir do contexto sociocultural abaetetubense. Por fim, na conclusão, realiza-se a apuração metafórica dos votos, coroando, em meio às dificuldades e conhecimentos adquiridos, as antigas e novas Rainhas Transformistas de Abaetetuba.