FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MÚSICA: Uma proposta de ensino-aprendizagem por intermédio da pesquisa e prática docente
Formação de professores. Professores de música. Formação continuada. Pandemia. COVID-19
A presente pesquisa de doutoramento, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará consiste apresentar a formação continuada de professores de artes/música com grande relevância na realidade contemporânea, sobretudo no uso das tecnologias em ambientes de ensino aprendizagem (aulas remotas) em tempos de pandemia por professores de artes/música. Apresenta reflexões acerca de uma capacitação de Formação Continuada para professores Artes/música, que contempla especificamente profissionais da rede municipal de Belém do Pará por meio da SEMEC (Secretaria Municipal de Belém). Portanto, o pesquisador objetiva promover a formação continuada de professores de Artes/música da educação básica no município de Belém a partir do aperfeiçoamento de conteúdos e elaboração de estratégias metodológicas para a área de música, tendo como base o perfil dos profissionais e a realidade das escolas em que atuam em tempos de pandemia. Este objetivo se desdobra especificamente em dois, quais sejam: a) Construir, junto com os profissionais da educação, alternativas didático-pedagógicas para o ensino de música, considerando o perfil de formação e a realidade do contexto educacional em que atuam; b) Aplicar capacitação teórico-prática do uso de ferramentas virtuais para o ensino de música nas escolas de educação básica. Para o alcance dos objetivos adotaram-se a Pesquisa Bibliográfica e o Estudo de Caso. A partir deste contexto sobre formação de professores em artes/música a presente pesquisa traz diálogos entre os principais autores: ABREU (2017), COSTA; DEFREITAS (2020), IMBERNÓN (2010), PENNA (2014), JARDIM (2019), PASSEGGI (2016), LIMA (2019), ESPERIDIÃO (2012). As primeiras motivações para a proposição do presente estudo encontram abrigo em minha atuação profissional na escola pública no estado do Pará, a qual reflete a trajetória de um professor-pesquisador da área de música. Desde o ano de 2012 no ingresso à universidade, meu trajeto-percurso na área de música vem perpassando por caminhos de formação inicial e posteriormente a formação “continuada” de professores de Artes/música a nível profissional e em âmbito acadêmico. A amostra da pesquisa será de 25 participantes professores de artes/música da rede municipal, sendo realizado no município de Belém no período de julho a setembro de 2021. O estudo será baseado em uma análise exploratória, onde o nível de significância será α = 0,05 e o intervalo de confiança de 95%. A amostra será obtida pela amostragem não paramétrica, onde será utilizado o teste Wilcoxon.