UIRAPURUS PARAENSES:
A invisibilidade do legado histórico e da prática artística-musical dos cantores líricos paraenses Helena Nobre (1888/1965) e
Ulysses Nobre (1887/1953).
Uirapurus Paraenses. Memória viva. Prática musical. Arquivologia musical. Arquivo pessoal.
A tese “Uirapurus Paraenses: a invisibilidade do legado histórico e da prática artística-musical dos cantores líricos paraenses Helena Nobre (1888/1965) e Ulysses Nobre (1887/1953)” propõe identificar a prática artística-musical desses personagens a partir dos acervos de Belém; e ainda: verificar esses acervos e sua situação; investigar a trajetória e produção artísticas de Helena e Ulysses; investigar tanto processos de divulgação através da sua rede de relações, como dificuldade de acesso atual ao seu legado artístico. Utiliza-se, o gênero biográfico em música, através da coleta e interpretação de fontes históricas documentais, bibliográficas e orais: Borges (2006), Oliveto (2007), Bacellar (2006), Bosi (1994), Freitas (2002). A pesquisa bibliográfica abrange: Música como Cultura, Arquivologia Musical, História, Patrimônio Cultural, Memória, Identidade, Lugar de Memória, Memória Viva, Capital Cultural e Social, Indústria Cultural e Mudança da Sensibilidade Musical. A pesquisa referencia autores como: Laraia (2001), Geertz (1975), Blacking (2007), Chartier (1990), Cavalcante (2000, 2016), Cadiou (2007), Scott (1992), Blanco (2004, 2007), Cotta (2000, 2017), Cotta e Blanco (2006), Castagna (2008, 2016), Oliveira (2012), Heymann (1997, 2012), Santos (1996), Santos (2004), Ferreira (1999), Silva (2009), Batista (2005), Sant’Anna (2006), Nora (1993), Lévi-Strauss (2006), Maia (2003), Bourdieu (1996, 1998, 2007), Carvalho (1999). Conclui-se que dar acessibilidade ao que está guardado em um museu e biblioteca - lugar de memória -, é alcançar a sociedade atual, mostrando - a partir da atividade artística-musical de Helena Nobre e Ulysses Nobre - parte da produção cultural da primeira metade do séc. XX em Belém, contribuindo para futuras investigações acadêmicas.