O GUITARRAR LOCAL:
novas identidades musicais na Amazônia paraense pós-moderna.
Guitarrada. Hand-over. Taxonomia. Guitarrar Local no Pará
A prática da Guitarrada é aqui investigada considerando a configuração de estruturas sociais, políticas, culturais e sua instauração enquanto gênero musical fundador de memória e identidade pós-moderna na Amazônia Brasileira. As mudanças e transformações culturais ocorridas entre a instauração da Lambada e o advento da Guitarrada impulsionaram alterações na memória bem como na forma como são construídas as identidades sociais no tempo e no espaço na Amazônia Paraense. Assim, as transbridações culturais transcorridas impactaram na criação e difusão do gênero Guitarrada, sendo este o resultado de mudanças paradigmáticas representativas das identidades desse gênero musical. Considerando cultura (GEERTZ, 2017; HALL, 2011; CANCLINI, 2017; MACHADO, 1971), memória (HALBWACKS, 2006; CANDAU, 2011), e música (CARAVEO, 2019a, 2019b, 2019c; CHADA, 2007; BLACKING, 2007; SEEGER, 2008; NETTL, 2005; SMALL, 1998) como sistemas relacionados, vislumbro a tese que versará sobre as mudanças e novas identidades musicais na Amazônia, enfocando, principalmente, as Guitarradas do Pará. A Região Amazônica, com seu multiculturalismo espaço-temporal de práticas musicais diversas, necessita de investigações musicais profundas que apontem para a fusão cultural histórica, considerando, todavia, desdobramentos, perspectivas e olhares particulares que apresentem novos diagnósticos diante dos contextos que se apresentam de forma indissolúvel na pós-modernidade. Investigar as práticas musicais das guitarradas do Pará observando sob quais perspectivas as mudanças sociais, em âmbito global e local, afetaram a produção musical, alterando processos culturais simbólicos e determinando a constituição de identidades foi o objetivo principal desta proposta. Os objetivos específicos foram: identificar mudanças sociais, globais e locais, que possibilitem descrições e interpretações de fenômenos musicais que apontem a guitarrada como uma prática musical pós-moderna no Pará. Apontar as particularidades locais sob as quais ascendem a prática musical das guitarradas – o Guitarrar Local. Analisar a discografia de Mestre Vieira e propor uma taxonomia que revele os principais direcionamentos do mercado fonográfico ao longo de sua produção. Descrever os processos criativos do repertório autoral e da produção do Projeto Guitarrada Encantada. Assinalar aspectos referentes à memória, cultura e música, que apontem e revelem relação com a construção de identidades e de esquecimentos, sob aspectos das mudanças e transformações culturais, sinalizando casos de hand-over. Além da revisão da literatura existente sobre o tema e dos estudos bibliográficos referentes aos assuntos históricos e culturais, sob a luz da etnomusicologia, fez-se uma descrição etnográfica dos contextos atuais nos quais a prática da Guitarrada se dinamiza, entrevistas semiestruturadas que possibilitaram a fundamentação de argumentos analíticos e taxonomia e análises musicais da produção fonográfica de Mestre Vieira. O período de abrangência desta pesquisa compreende os anos de 1950, período importante do pós-guerra no mundo e no Pará e 2023, ano de conclusão da tese. Considerando as análises realizadas até o momento, confirmou-se a tese de que a Guitarrada, ao se emancipar da Lambada por meio de Hand-over, se configura em um movimento musical pós-moderno, independente, de identidade própria, que determina mudanças musicais, culturais e novas perspectivas para a memória, cultura, política e música na Amazônia brasileira.