INCLUSÃO E EDUCAÇÃO MUSICAL: UMA PROPOSTA DE ADAPTAÇÃO METODOLÓGICA PARA DISLÉXICOS
“educação musical”, “dislexia” e “inclusão”.
O aprendizado da linguagem envolve múltiplas variáveis, consistindo em um processo de criação complexo que relacionam aspectos neurológicos, sensoriais, psicológicos, socioculturais, socioeconômicos e educacionais. Deficiências em um destes aspectos podem refletir em distúrbios da aprendizagem. A dislexia é um destes distúrbios e se caracteriza por dificuldades específicas na realização da leitura e da escrita. Após a revisão sistemática da literatura com referência à relevância da Educação Musical com a Dislexia, nas Bases de Dados SciELO, BIREME PsicInfo, MEDLINE e LILACS; oobjetivo com este trabalho é realizar um estudo de caso com duas turmas de violoncelo em grupo no Programa Cordas da Amazônia da Escola de Música da Universidade Federal do Pará – PCA/EMUFPA, para alunos com e sem dislexia objetivando sugerir a adaptação de uma metodologia de ensino musical para os alunos com dislexia. Participarão deste estudo 24 crianças e/ou adolescentes com idades entre 09 e 14 anos. As avaliações compreenderão a apreensão de conhecimento teórico e prático, mensurados a partir de um protocolo de observação. Os resultados serão submetidos à análise, a fim de alcançar uma proposta de adaptação metodológica musical voltada para disléxicos.