Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LETÍCIA SILVA E SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LETÍCIA SILVA E SILVA
DATA: 30/01/2015
HORA: 10:00
LOCAL: PPGARTES
TÍTULO:

INCLUSÃO E EDUCAÇÃO MUSICAL: UMA PROPOSTA DE ADAPTAÇÃO METODOLÓGICA PARA DISLÉXICOS


PALAVRAS-CHAVES:

“educação musical”, “dislexia” e “inclusão”.


PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
ESPECIALIDADE: Instrumentação Musical
RESUMO:

O aprendizado da linguagem envolve múltiplas variáveis, consistindo em um processo de criação complexo que relacionam aspectos neurológicos, sensoriais, psicológicos, socioculturais, socioeconômicos e educacionais.  Deficiências em um destes aspectos podem refletir em distúrbios da aprendizagem. A dislexia é um destes distúrbios e se caracteriza por dificuldades específicas na realização da leitura e da escrita. Após a revisão sistemática da literatura com referência à relevância da Educação Musical com a Dislexia, nas Bases de Dados SciELO, BIREME PsicInfo, MEDLINE e LILACS; oobjetivo com este trabalho é realizar um estudo de caso com duas turmas de violoncelo em grupo no Programa Cordas da Amazônia da Escola de Música da Universidade Federal do Pará – PCA/EMUFPA, para alunos com e sem dislexia objetivando sugerir a adaptação de uma metodologia de ensino musical para os alunos com dislexia. Participarão deste estudo 24 crianças e/ou adolescentes com idades entre 09 e 14 anos. As avaliações compreenderão a apreensão de conhecimento teórico e prático, mensurados a partir de um protocolo de observação. Os resultados serão submetidos à análise, a fim de alcançar uma proposta de adaptação metodológica musical voltada para disléxicos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1152844 - AUREO DEO DE FREITAS JUNIOR
Interno - 327519 - LIA BRAGA VIEIRA
Externo à Instituição - ANA CRISTINA GAMA DOS SANTOS TOURINHO
Notícia cadastrada em: 23/01/2015 15:32
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1