EDUCAÇÃO MUSICAL E AUTISMO: proposta de intervenção a partir de aulas de percussão infantil
Palavras-Chave: Autismo; Transtornos do Desenvolvimento; Ensino e aprendizagem
Sabe-se que a educação musical possibilita a desenvolvimento de várias habilidades, no entanto no que diz respeito ao ensino de música para crianças com deficiência ou transtornos, em especial nesta pesquisa Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), faz-se necessário adaptar os conteúdos para que o fazer musical seja possibilitado a este público. Justifica-se por apresentar o ambiente de educação musical como uma porta de aprendizagem que além de desenvolver habilidades musicais oportuniza o lapidar de comportamentos sociais o que é tão prejudicado em muitas crianças com autismo, bem como pesquisa que fomenta e auxilia na discussão sobre inclusão e educação musical. Pretende-se analisar e comparar a ocorrência da iniciação do aprendizado musical observada em uma turma de Percussão em Grupo, envolvendo crianças com o TEA e crianças sem o transtorno. Para o alcance do objetivo prospoto, foi realizado um curso de treinamento para graduandos a fim de introduzi-los a pesquisa ciêntifíca e para que estes podecem atuar como monitores foi rapassado a estrutura das aulas e forma de manejo com as crianças. Participaram desta intervenção 20 crianças com idades entre 6 e 9 anos, sendo 4 com autismo e 6 típicos (sem o transtorno).