SENHORAS EMBRIAGADAS DE PALCO
Fragmentos artístico-poético-amorosos das encenadoras Wlad Lima e Marluce Oliveira.
Teatro, Narrativas de vida, Memória, Encontro artístico-poético
O presente trabalho registra e analisa fragmentos de histórias de vida de duas mulheres de teatro que se encontraram em momentos decisivos de suas vidas, uma artista veterana como referência, outra aprendiz do ofício de ser atriz àquela época. No primeiro momento, apresento cada uma das mulheres envolvidas na pesquisa, chamadas de Senhoras Embriagadas de Palco, depois falarei do encontro dessas mulheres, o envolvimento profissional, semelhanças de vida, os espaços onde trabalharam, dividiram e (des)construíram sonhos e semelhanças identificadas que foram desenvolvidas no lado afetivo, familiar e profissional ao longo dos anos. No último momento, faço uma análise do espetáculo O Homem Que Chora Por Um Olho Só, adaptação do texto Os Sete Gatinhos, do dramaturgo Nelson Rodrigues. Esse trabalho repercutiu fortemente na vida das duas mulheres, uma encenadora e a outra atriz. Através desta pesquisa, busco apresentar respostas para inquietações tão fortes acerca da influência que a encenadora Wlad Lima exerce sobre seus companheiros de trabalho. Pode-se afirmar que a artista desenvolveu uma poética de trabalho no âmbito de sua vida e dos envolvidos.
A pesquisa será efetivada com apoio da etnometodologia, a partir de entrevistas abertas, diário de campo, análise de documentos, memória individual, e referenciais necessários. Farei o estudo com a intenção de compreender especificidades e correlações do encontro poético entre Wlad Lima e Marluce Oliveira, hoje, duas mulheres de teatro, encontros e convergências no âmbito familiar, amores, trabalho, em narrativas da vida de cada uma. Amparada pelos referenciais dos autores: Ecléa Bosi, François Dosse, Sergio Vilas Boas, Danis Bois, Jeanne Marie Rugira, Walter Benjamin, Vera Lúcia Gaspar da Silva, Michel Maffesoli, Sônia Rangel, Roberto Sidnei Macedo, Michel Onfray, e as obras da própria encenadora pesquisada, Dramaturgia Pessoal do Ator, dissertação de mestrado e O Teatro ao Alcance do Tato: Uma Poética Encravada nos Porões da Cidade de Belém, sua tese de doutorado sobre Teatro de Porão, entre outros conceitos, teço parte da trajetória artística de Wlad Lima, sujeito desta pesquisa, em contato com a atriz-mestranda, Marluce Oliveria.