FOTOGRAFIA AMAZÔNICA
A Produção Imagética de Paula Sampaio e Elza Lima
Documentário. Elza Lima. Paula Sampaio. Fotografia.
As obras das fotógrafas paraenses Elza Lima e Paula Sampaio são base para o desenvolvimento deste trabalho que se constitui em dois medias metragens que articulam questões sobre as respectivas autoras e suas produções importantes para a fotografia no Pará. O trabalho aborda as produções visuais de ambas no cenário Amazônico a partir de seus relatos e vivências. As contribuições de Lins e Mesquita (2008) em “Filmar o Real: Sobre o documentário brasileiro contemporâneo”; Mokarzel, Maneschy e Herkenhoff sobre a produção destas artistas, bem como as referências documentais em “O fim e o princípio” de Coutinho (2005) e “Jia Zhangke, um homem de fenyang” de Salles (2015). Conduziram a pesquisa para uma abordagem individualizada dos trabalhos de Lima e Sampaio. A pesquisa contextualiza-se a partir da fotografia produzida na cidade de Belém na década de 1980, com as contribuições de Miguel Chikaoka, conjuntamente com ações desenvolvidas pela Fotoativa, polo importante de conhecimento na construção, formação e produção de uma geração de artistas. Utilizando-se do audiovisual na documentação dos projetos de vida dessas fotografas, analisamos seus processos criativos e influências, que ao longo da vida, refletiram em suas fotografias o resultado de suas percepções artísticas, sociais, religiosas e políticas.
[1] Dibubuísmo. Conceito Cunhado por Paes Loureiro que significa o ato de seguir boiando no rio, ir "de bubuia", levado pela correnteza.