A Paixão de Alexandrino Moreira (A.G.M) pelo Cinema: Das Montanhas Mineiras para as Águas Amazônidas
Memória; Narrativas de vida; Cinefilia; Cineclubismo, Belém-PA.
Esta dissertação tem como objetivo principal reunir acervo de informações sobre a consolidação de uma cultura cinematográfica, com ênfase nos filmes considerados de arte, a partir da trajetória de atuação de Alexandrino Gonçalves Moreira (A.G.M.), importante colaborador da atividade cineclubista em Belém do Pará. Registrar tal trajetória; os parceiros envolvidos; influência e legado deixados para os amantes do cinema; destacar a importância das histórias dos que ajudaram a transformar o cenário cultural cinematográfico da cidade de Belém-PA é, uma espécie de dívida a ser paga a todos os cinéfilos. Neste estudo, A.G.M. e seus colaboradores mais próximos, além de revelar a urgência da continuidade de ações dessa natureza, para manter e ampliar olhares e estudos sobre cinema como memória/arte na cultura local.
A partir dos conceitos de memória, tempo e cultura; trânsitos culturais; narrativas de vida; esquecimento; cinema de arte; cineclubismo dentre outros conceitos, a pesquisa foi embasada nos autores Ecléa Bosi, Jerusa Pires Ferreira, Kátia Canton, Marc Augé, André Bazin, Pedro Veriano, Antoine de Baecque entre outras referências adequadas a esta pesquisa.
Ao registrar e analisar a trajetória profissional de A.G.M. na área cinematográfica foi evidenciado a importância de suas ações, desde o papel como cineclubista até seu maior sonho, ter salas de cinema para a criação do circuito exibidor chamado Circuito Cinearte. Este, a partir da sua programação inspirada nos ideias cineclubistas, formou plateia e outros olhares sobre o cinema em Belém do Pará.
Para esta pesquisa, foram utilizados livros, jornais, artigos, revistas e demais publicações como fontes de consulta incluindo sites específicos e informações disponíveis em outras modalidades on lineForam realizadas entrevistas com personalidades que, direta e indiretamente, participaram do período pesquisado. As entrevistas tiveram a finalidade de aferir a recepção do público com relação ao alcance do circuito cineclubista, principalmente, com as ações elaboradas por A.G.M. no Circuito Cinearte. A análise contextualizada permitiu o registro consubstanciado do objeto/sujeito desta pesquisa.