O ENSINO DE VIOLÃO SOLO EM BELÉM DO PARÁ: ESTUDO HISTÓRICO SOBRE SUA INSTITUCIONALIZAÇÃO EM CONSERVATÓRIO
Ensino de violão solo, Institucionalização, Belém do Pará.
A presente pesquisa tem como objeto a institucionalização do ensino do violão em Belém do Pará, enfatizando o seu uso como instrumento solista. No Pará, o violão foi introduzido pelo colonizador português, sendo poucas as informações sobre quando, como e por que este ensino foi institucionalizado, daí a necessidade deste estudo. O objetivo geral foi de investigar como se deu a institucionalização do ensino de violão solo na capital paraense. Os objetivos específicos consistiram em: apresentar breve histórico sobre a institucionalização do ensino de violão solo em Belém, analisar como o violão solo foi introduzido e como vem sendo constituído seu ensino e sua prática ao longo de diferentes gerações e refletir sobre o legado do processo de institucionalização para a comunidade local quanto à prática de violão solo e a contribuição dos seus principais colaboradores (compositores, intérpretes e didatas) para a atual conjuntura do ensino do instrumento em Belém do Pará. A metodologia compreendeu estudo bibliográfico, análise documental e entrevistas no âmbito da história oral.