O CORO CÊNICO DA UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA:
Construção de um repertório musical experienciando uma identidade.
Coro Cênico. Repertório musical. Mudança musical. Identidade musical. Música coral na Amazônia.
O objetivo desta pesquisa é investigar a mudança ocorrida no repertório musical do Coro Cênico da Universidade da Amazônia – UNAMA, a partir da produção da série de CDs Trilhas D’Água, constituído de repertório musical de carimbós, lundus, cantos pastoris, cordões-de-bicho, bois, acalantos e canções, uma releitura do universo musical amazônico para a linguagem do canto-coral. Questões como de que forma a mudança no repertório musical contribuiu para a construção da “identidade” do grupo, as transformações observadas nos coristas, na comunidade acadêmica que o mantém, assim como no contexto cultural em que este grupo se insere são abordadas. A dissertação é estruturada em três capítulos. O primeiro apresenta uma biografia contextualizada do Coro Cênico da UNAMA; o segundo descreve o processo de ensino e aprendizagem do grupo e, a prática musical é analisada no terceiro, considerando a esfera social na qual o grupo se insere. Utilizo fontes bibliográficas sobre mudança musical e identidade musical, à luz da etnomusicologia. Levantamento de dados disponíveis em blogs, revistas e sites sobre a prática coral foram realizados, assim como entrevistas “semiestruturadas” e “episódicas” com a comunidade acadêmica, alunos participantes do grupo, antigos alunos, reitor e pró-reitores da instituição, compositores e a regente, considerando a história oral recontada pelos agentes que constroem e executam a prática musical de alguma forma na universidade. Considerando que a prática musical do Coro Cênico traz em si uma grande carga simbólica que implica na representatividade desta prática em Belém, através de seus fazer musical, parto do princípio de que esses agentes são as pessoas que detém as bases e as concepções do que seja a prática musical na Universidade da Amazônia.