O LUGAR DA ARTE NA TV: CAMINHOS POSSÍVEIS E EXPERIMENTAÇÕES NO PROGRAMA CIRCUITO.
Arte; Televisão; Arte-edutenimento televisivo; Circuito.
ANDRADE, Ana Paula. O Lugar da Arte na TV: caminhos possíveis e experimentações
no programa Circuito. Tese (Doutorado em Artes: História, Crítica e Educação em Artes)
– Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.
A Arte, campo de conhecimento fundamental para as sociedade humanas, funciona
também como um indicador do grau de desenvolvimento destas. Pensar novas formas de
fortalecer este campo e ainda torná-lo mais acessível ao público são grandes desafios, que
encontram voz na presente pesquisa cujo objetivo é, entre outros, associar teorias do
campo da Arte com o da Comunicação para propor novas formas de abordagem e espaços
para a arte na televisão aberta. A aplicação dos conceitos é testada no programa Circuito,
da TV Cultura do Pará, a fim de demonstrar como esta relação teórico-prática pode ser
estabelecida em produtos televisivos. Inicialmente, é realizado um levantamento sobre as
produções dedicadas ao campo da Arte na TV brasileira, contribuindo com um desenho
da história destes formatos local e nacionalmente. Segue-se para o estudo e associação de
teorias em: crítica de arte, jornalismo cultural, edutenimento, arte-educação, mediação
em artes, televisão e linguagem audiovisual. Dentre as referências essenciais para esta
pesquisa estão: Américo (2010), Argan (2010), Aumont (2012), Ballerini (2015), Barbosa
(1999), Bourdieu (1996), Bucci (2000), Cauquelin (2005), Leal Filho (1998), Machado
(2012), Moraes (2014), Nunes (2003), Piza (2003), Salles (2006), Venturi (2007),
Walldén (2004). Das teorias surgem os pilares para a sustentação de conteúdos que,
posteriormente são estudados no programa Circuito, assim como para o desenvolvimento
do conceito de arte-edutenimento televisivo. A pesquisa traz ainda uma fotobiografia do
Circuito, disponibilizando um pequeno panorama das produções artísticas paraenses nos
últimos cinco anos.