UMA INVESTIGAÇÃO DA ARTE NO PROCESSO CRIAÇÃO DE UM JOGO ELETRÔNICO – PROJETO “O CHALÉ”
processo de criação, arte e tecnologia, game
Os jogos eletrônicos se configuram em uma experiência estética e cultural (Zimmerman, 2004) profundamente relacionada à vida contemporânea. A Amazônia, em conexão com o pensamento global a partir das culturas urbanas de suas metrópoles, participa deste universo muito mais como receptora que como produtora de conhecimento científico e artístico. Em resposta a essa lacuna esta dissertação parte da investigação do projeto em aberto do jogo “O Chalé” observando-o como um objeto de arte de criação coletiva, concebido e desenvolvido de maneira independente, explorando seu percurso criativo e a expressão de suas ideias. A partir dessa experiência, contextualiza o cenário atual dos videogames sob a ótica de seus entrecruzamentos com o universo artístico e traça aproximações entre game arte e game de mercado. Ao abordar o desenvolvimento intuitivo de um processo criativo de videogame a partir de uma perspectiva interna, esta dissertação abrange um objeto hipermidiático e intercultural (Canclini, 2009) cujo conteúdo conecta uma série de atravessamentos que também são epistemologicamente pertinentes como a cultura amazônica em diálogo com a cultura global, seu imaginário e história, sem abandonar suas questões estéticas e representações visuais.