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Banca de QUALIFICAÇÃO: JADDSON LUIZ SOUSA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JADDSON LUIZ SOUSA SILVA
DATA: 26/01/2015
HORA: 14:00
LOCAL: ICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA ARTE - PPGArtes
TÍTULO:

O MARAJÓ ENCANTADO DO JURABOTO:

A Cartografia poética de uma máquina de guerra e seu Marajó literário


PALAVRAS-CHAVES:

Juraci Siqueira, Cartografia Literária, Arte & Cultura, Marajó & Literatura.


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Fundamentos e Crítica das Artes
ESPECIALIDADE: Crítica da Arte
RESUMO:

RESUMO

 

O presente trabalho pretende apresentar um pouco da vida e arte de um escritor, poeta, cordelista e artista performático nascido e criado em meio à dinâmica natural e cultural do município de Afuá, localizado no Marajó das Florestas, no rastro das (re)criações tecidas acerca dos elementos culturais e patrimoniais do arquipélago de Marajó. Dentre as várias obras literárias produzidas por Antonio Juraci Siqueira, o artista em questão, as que foram eleitas como fontes de nossas análises, são: O Chapéu do Boto; O menino que ouvia as estrelas e se sonhava canoeiro; Cópula Mística: sonetos; Histórias à Beira-rio: contos e histórias brejeiras; e Brasão de Barro: poemas amazônicos; bem como, também trouxemos para o corpo do trabalho, as potências de sua performance de boto marajoara. Nas linhas e entrelinhas de suas produções artísticas e de sua trajetória de vida, cultura, patrimônio e memórias tanto coletivas, quanto individuais, são apresentadas e poetizadas em seus versos, prosas e performances.  Tal fato nos permitiu perceber uma articulação entre literatura, arte e vida, como também, nos fez perceber a construção poética de um discurso que, sendo capaz de evidenciar e registrar, criar e recriar, também silencia e esquece. Desta forma, a partir do jogo de análise e analogia acerca do território marajoara, da literatura de Juraci Siqueira, de sua performance e de sua trajetória artística, percebemos e apontamos, nesta dissertação, uma potência política, poética e existencial capaz de afetar e ser afetada... Uma máquina de guerra que, artisticamente, impõe-se contra as praticas normativas do aparelho estatal, do sistema da arte e do mercado editorial e livresco. Contudo, para que a pesquisa pudesse ser realizada com êxito, utilizamos como base epistêmica de nossas reflexões o método cartográfico e a perspectiva esquizoanalítica de Deleuze e Guattari, em diálogo com uma parte das perspectivas teórico-metodológicas dos estudos culturais britânicos e latino-amaricanos. Tendo em vista o que fora exposto, a presente dissertação configura-se como uma cartografia das enunciações de potência política e poética de Antonio Juraci Siqueira em diálogo com o Marajó poético compilado no ir e vir de seu processo criativo. Marajó que, aqui, denominamos de Marajó Literário.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 6327533 - BENEDITA AFONSO MARTINS
Interno - 1330825 - JOEL CARDOSO DA SILVA
Externo ao Programa - 2324649 - IRACELY RODRIGUES DA SILVA
Externo ao Programa - 3467138 - LEANDRO PASSARINHO REIS JUNIOR
Notícia cadastrada em: 17/12/2014 15:45
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