COMO ESTRELA ÉS DAVID: Um Miguel da cor de breu.
David Miguel. Processo criativo. Samba-enredo. Samba. Música no Pará.
David Miguel dos Santos, compositor paraense nascido no bairro do Jurunas, em Belém do Pará, em 29 de dezembro de 1926, e falecido nesta mesma cidade, em 19 de fevereiro de 2000, é o objeto desta pesquisa. Neto de africanas escravizadas, apresenta um histórico importante no carnaval paraense por ter sido no núcleo da sua família que aconteceu a criação da primeira escola de samba do Pará - o Grêmio Recreativo e Beneficente Jurunense RANCHO NÃO POSSO ME AMOFINÁ. Se tornou conhecido pela composição de sambas e sambas-enredo, sua composição Theatro da Paz: Cem anos de arte no Pará, com o qual participou do desfile da Associação Cultural e Carnavalesca Império de Samba Quem São Eles, no carnaval de 1978, se projetou na mídia nacional, sendo considerado um dos mais belos sambas-enredo daquele ano, tendo sido gravado no LP Brasil Canta Samba Enredo. O compositor foi um cronista do cotidiano e um cantador da periferia de Belém. Investigar os fatores que incidem no processo criativo do compositor David Miguel, a partir de uma perspectiva etnomusicológica foi o objetivo geral desta pesquisa. Os objetivos específicos foram: fornecer informações contextualizadas sobre o compositor David Miguel, prover um catálogo comentado das suas obras, descrever o seu processo criativo e analisar os sambas-enredo do compositor. Para alcançar os objetivos propostos realizei levantamento bibliográfico, discográfico, imagético e audiovisual em diversos acervos, lancei mão de pressupostos da História Oral – entrevistas semiestruturadas, depoimentos e narrativas, interpretação e análises históricas, contextuais, cognitivas, estruturais, textuais e musicais dos dados coletados e registrados, tendo como suporte teórico autores da Etnomusicologia e da Antropologia, entre outros, Béhague (1992), Blacking (2000), Merriam (1964), Netll (2005) e Durand (2012). David Miguel, pela importância da sua obra, está inserido nos lugares que lhe são de direito: a Música Popular Paraense e a Música Popular Brasileira