MESTRES QUE CRIAM: A produção do conhecimento no Mestrado Profissional em Artes
Mestrado Profissional; Produções Textuais e de Produtos Dissertativos; Diretrizes; LDB.
A tese analisa por meio da subjetividade e de forma narrativa, a produção do conhecimento no Mestrado Profissional em Artes, visando elaboração de referencial teórico que subsidie o fortalecimento de Política Educacional para a melhoria da Educação Básica. Teve o objetivo de analisar as produções dos discentes, turmas 2014 e 2016, visando à construção de referencial teórico que subsidie o fortalecimento de Política Educacional para a melhoria da Educação Básica no Estado do Pará. Para tanto foi necessário estudar e refletir, respectivamente, acerca das vinte e cinco produções textuais e produtos dissertativos; além de identificar um conjunto de diretrizes e, consolidar a construção de referencial teórico. O método utilizado para a pesquisa foi de abordagem qualitativa que utiliza, como instrumento de coleta de dados, as vinte e cinco produções (dissertações e produtos) geradas pelos mestrandos das duas turmas. Os referenciais teóricos estão embasados na normatização e normalização da Lei nº. 9394/1996, de 20 de dezembro - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Os resultados dos estudos sinalizam para a necessidade de estudos futuros: identificar quais os cursos de formação profissionais necessários para a promoção do desenvolvimento dos municípios e das mesorregiões estudadas, tanto em nível de graduação e pós-graduação; analisar os impactos provenientes pela participação dos docentes no Curso de Mestrado Profissional em Artes; como também, avaliar a capacidade das Universidades Públicas do Estado do Pará em instalar o Curso de Mestrado Profissional em Artes, e outros Cursos de Mestrados Profissionais nas diversas mesorregiões do Estado do Pará.