ONDE ESTÁ AQUELE POVO BARULHENTO? Uma etnografia musical para compreender os corinhos pentecostais da Assembleia de Deus em Belém.
Etnomusicologia. Etnografia musical. Corinho. Assembleia de Deus. Pentecotalismo
A pesquisa é uma investigação de cunho etnomusicológico sobre a natureza e funções, forma e estruturas musicais, significados e usos tradicionais dos “corinhos” na Igreja Evangélica Assembleia de Deus na cidade de Belém do Pará, mais precisamente no Templo Central, e busca demonstrar a importância que este repertório tinha como elemento identitário de uma cultura, a qual tem passado por profundas transformações. Dessa forma, para articular as relações entre música, cultura e religião me servirei dos consagrados trabalhos de Merrian (1964), Blacking (1995, 2000), Nettl (2005) e Seeger (2008), sempre em diálogo com Carvalho (1999), Oliveira (1996) e Geertz (1989), enquanto que as relações destes primeiros com memória e identidade estarão baseadas nos trabalhos de Candeau (2011), Ricoeur (2007) e Nora (1993). Para compor a etnografia musical também foi feita uma análise dos elementos da música e do texto com a finalidade identificar e compreender estruturas melódicas, formais (SCLIAR, 2002) e textuais características neste repertório. Para a análise musical foi feita uma transcrição prescritiva tradicional (RIBEIRO, 2001), e a textual teve como base uma corinhologia apresentada por Lima (1991).