Modalidades circenses na formação do curso de Licenciatura em teatro, na Escola de Teatro e Dança-UFPA
Modalidades Circenses; Formação; Licenciatura em Teatro.
A pesquisa sobre modalidades circenses na formação do curso de Licenciatura em Teatro, na escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) visa por em destaque a contribuição das atividades circenses fundamentais para o melhor desenvolvimento das expressões corporais e conhecimento expandido. O curso de Licenciatura em Teatro, por ora, oferta as disciplinas de Clown e Teatro de animação, nas quais estagiei como pesquisadora participante que, além da observação e participação nas aulas, entrevistei alunos e docentes. Amparada por autores da área: Ermínia Silva, Mario Bolognesi, Eliene Benicio, Rodrigo Dupratt, Marco Bortoleto, Marton Maués, Aníbal Pacha,entre outros, enfoco o entrelaçamento entre o circo e o teatro que ocorre desde que o espetáculo passou a ser chamado de Novo Circo, característica do show criado por Philip Astley em 1770. Nesta concepção, o circo passa a dialogar sistematicamente com outras artes. A partir da criação das escolas de circo em 1970, o conhecimento transmitido sob a lona se espraiou para outros espaços, incluindo o meio acadêmico. Por meio desta difusão, as modalidades circenses passam a constituir os currículos de diversos cursos ligados as artes da cena e práticas corporais. A pesquisa se desdobrara em três momentos: A origem do espetáculo circense; as suas contribuições para o meio educacional e o entrelaçamento entre as modalidades já existentes no currículo do curso de Licenciatura em Teatro. A pesquisa aponta ainda a necessidade da inclusão de outras modalidades no interior da formação inicial, conforme anseio dos entrevistados.