Memória e Performance: por uma educação sensível em práticas de ensino de arte.
Educação sensível. Performance. Memória. Ensino de Arte. Belém do Pará.
A presente pesquisa de mestrado discorre sobre as experiências que emergem do encontro entre memória e performance, tanto no campo teórico-metodológico, quanto na prática de pesquisa, e suas relações com o ensino de arte. Neste trabalho, buscamos compreender o espaço da sala de aula como lugar de formação de sensibilidades, a partir de experiências com a arte, em especial a performance, em suas dimensões culturais, sociais e artísticas, com base no conceito de educação sensível, segundo Duarte (2019), em diálogos com os atravessamentos sociais que se encontram na realidade vivida pelos alunos-participantes desta pesquisa-ação Desse modo, o objetivo principal desse trabalho é refletir sobre as vivências de formação e de interação realizadas com três turmas do ensino fundamental de uma escola pública do bairro do Guamá, em Belém-PA, e analisá-las no contexto das discussões dos estudos da memória como lugar potencializador de sujeitos e de suas histórias de vida, suas narrativas, suas experiências de vida e de arte. Ainda no campo teórico-metodológico, discutem-se os conceitos de memória, pautados em autores como Halbwachs (1994) que debate as funções social e comunicativa da memória, Pollak (1992) e Assman (2011), quando propõem reflexões sobre os sentidos socioculturais dos lugares e formas de memórias, de silenciamento sobre as experiências culturais de sujeitos sociais; e dos estudos da performance, tais como Schechener (1985) e Ligiéro (2011), que analisam e refletem sobre a linguagem performativa e suas dimensões plurais. Os resultados preliminares revelam a importância do desenvolvimento de práticas pedagógicas em e com a arte, no envolvimento com histórias, reminiscências, experiências de vida em suas dimensões individuais e coletivas. Eles revelam a força que tem um processo educativo que aconteça por meio da coparticipação dos sujeitos envolvidos e, também, marca um importante território, de que a Escola é espaço da experimentação das mais diversas linguagens, inclusive a artística.