Malchut: a sefirá cabalística performada em dança ritual Modi Ani Lefanecha em Belém - Pará
Orações Corporais, Danças Circulares, Cabala, Ritual
O presente trabalho é fruto de uma pesquisa doutoral no campo das Artes, acerca da sefirá Malchut performada em oração corporal Mode Ani Lefanecha, coreografia contemporânea transmitida através da pedagogia das Danças Circulares. Essa dança compõe o repertório de doze danças do trabalho autoral da dançarina e coreógrafa Frida Zalcman. Tais danças, são uma espécie de “tradução” dançada das orações cantadas na Sinagoga. A pesquisa se insere num estudo mais amplo acerca das chamadas orações corporais, norteadas, neste caso específico, pelos preceitos da Cabala, a Árvore da Vida, levando-se em consideração seus quatro mundos e suas emanações energéticas (sefirót). Essas orações corporais são um modo de vivenciar, por meio da dança, os rituais litúrgicos do Judaísmo, favorecendo o contato do praticante com os mundos da Cabala, onde supostamente acontece o encontro com o Criador. A Antropologia da Dança é o campo teórico-metodológico que possibilita observar, vivenciar, e compreender a “dança” – movimentos, passos, ritmos, gestos, simbolismos, ritual, entre outros elementos – em sua relação com o contexto no qual ela é transmitida e ritualizada (ambiente das Danças Circulares), a partir da cosmovisão dos dançantes do Coletivo UBUNTU, na cidade de Belém/PA.