Entre a docência e o fazer artístico: A atuação de professores-artistas na educação básica de Belém e Ananindeua
professores artistas. fazer artístico. prática docente. artes visuais.
Esta pesquisa pretende discutir os modos que se dão as relações entre o fazer artístico e a prática docente em Artes na educação básica, a partir da atuação de cinco professores-artistas de escolas públicas e particulares dos municípios de Belém e Ananindeua. E como o fazer artístico se apresenta no contexto da sala de aula e contribui na qualidade do ensino de Artes. Além das influencias das práticas pedagógicas sobre as produções, experimentos e pesquisas em diferentes modalidades das artes visuais realizadas por estes profissionais. Utilizou-se a entrevista semiestruturada para coleta de dados e o acompanhamento dos professores no exercício da atividade docente. Além de conhecer suas principais obras/ resultados do fazer artístico. Para dialogar com reflexões acerca dos conceitos relacionados ao professor, o artista e o professor-artista, têm-se o auxílio de autores e autoras como Almeida (2009), Caldas (2010), Born (2012), Loponte (2013) e Forte (2013) entre outros. Assim, espera-se compreender o modo como esses profissionais veem essas carreiras na construção de seus perfis como professores-artistas na realidade do ensino de Artes em Belém e Ananindeua.