"Este sim,veio para alegrar toda a gente": Visualidades Artísticas do Cordão Última Hora do Carnaval das Águas, Cametá (Pa)
Cordão Última Hora; Carnaval das Águas; Visualidades Artísticas; Tipografia; Documentário.
Esta dissertação é uma pesquisa tem como objetivo analisar a visualidade e processo criativo das máscaras, do estandarte e das letras do barco do cordão Última Hora, e não menos importante, descrever o processo criativo da tipografia “Última Hora” e do documentário audiovisual criado para esta dissertação com o material registrado em vídeo durante os anos de 2014 a 2019. No primeiro trajeto, conto uma breve história de Cametá e da Comunidade do TenTém, com a ajuda dos estudos de Raimundo Coelho (2012). Utilizo as pesquisas de Georg Simmel (2009) e João de Jesus Paes Loureiro (2015) sobre a paisagem e visualidade amazônica respectivamente para refletir a cerca da paisagem dos rios e afluentes do Rio TenTém. No segundo Trajeto, utilizo os estudos de Felipe Ferreira (2004) e Miguel Santa Brígida Junior (2006) para tratar sobre os conceitos e origens do Carnaval, Eric Hobsbawm (2008) sobre tradição e Michel Maffesoli (1986) sobre o sentimento de coletividade da Comunidade do TenTém. Seguindo no terceiro Trajeto, utilizo os estudos de Richard Sennet (2013) sobre o papel de Vital 2 como Artífice, Martine Joly (2015) sobre analise da imagem artística, Fayga Ostrower (2016), e novamente João de Jesus Paes Loureiro (2015) sobre os barcos e suas letras decorativas. No quarto Trajeto se inicia o memorial, onde descrevo o processo criativo da Tipografia “Última Hora” e do documentário audiovisual com o material registrado da pesquisa de campo no período do carnaval dos anos 2014/2019.