Da Lamparina aos Refletores: relatos de uma artista da Amazônia
Dança de Salão. Corporalidades. Memória. Performatividades. Amazônia.
A presente dissertação de mestrado se propõe estudar as inter-relações que envolvem saberes, manifestações culturais e produções artísticas no contexto sociocultural amazônico, a partir de memórias corporais intrafamiliar e cênicas que envolvem a pesquisa, através de vivências com a Dança de Salão. O percurso teórico-metodológico permite dilatar e fundamentar análises pautadas no campo dos Estudos da Performance, com Schechner (2003) e Ligiéro (2011); em atos/ações que permeia os conceitos de performance e de performatividade com Galucci (2010) e Lopes (2010); e dos Estudos da Memória, com Le Goff (2003), Assman (ano), Pollak (ANO), entre outros, ao refletirem sobre as funções sociais, culturais e comunicativas da memória. Assim, este trabalho procura discutir a experiência artística com e a partir da Dança de Salão, em diálogo com vivências pessoais e coletivas disparadas pelo envolvimento com reminiscências e observações que nos atravessaram durante o percurso da pesquisa. Dessa maneira, as experimentações e as vivências provocadas pela investigação proporcionaram repensar práticas e novas possibilidades de criação, de ensino de arte/dança no contexto pensados a partir de um dançar a dois, aconchegado em um abraço brasileiro, do convite feito por uma artista-pesquisadora da/na Amazônia.