Noções sobre o malabarismo sistematizado ao treinamento psicofísico do atuante cênico
Treinamento. Teatro. Circo. Malabarismo. Metodologia.
Este trabalho abordará a sistematização de um treinamento psicofísico por meio do malabarismo, assim como sua aplicabilidade. A intenção da pesquisa tem sido fundir as duas áreas que mais me fascinam dentro das artes cênicas: a investigação do corpo e o circo. Pelo fato de a investigação incluir a apresentação de um conteúdo prático, será exibido o conteúdo do treinamento. Nesta expressão poética, serão apresentados três monólogos que dela farão parte no quesito subjetivação. Posteriormente, haverá comentários, discussões e considerações sobre cada etapa do treinamento até o momento da construção das cenas. Quanto à parte escrita, abordarei a teoria do treinamento, inicialmente versando os conceitos de presença e técnicas corporais, acompanhando. Posteriormente, comentarei o trabalho de alguns os teóricos que me chamaram muita atenção ao construir suas próprias formas de trabalhar o corpo em suas empreitadas psicofísicas, acompanhando os comentários com conjecturas, quando necessário. A seguir, discorrerei a respeito do trajeto da sistematização do treinamento, abordando algumas metáforas que permeiam o trabalho, a metodologia, os problemas e dificuldades encontradas.