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Banca de DEFESA: MARCUS FACCHIN BONILLA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCUS FACCHIN BONILLA
DATA: 25/06/2019
HORA: 09:00
LOCAL: PPGARTES
TÍTULO:

Minhia Viola é de Buriti


PALAVRAS-CHAVES:

Pesquisa Participante, Intelorgânica Musical, Quilombo Mumbuca, Etnomusicologia Aplicada, Viola de Buriti.


PÁGINAS: 198
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO:

Essa tese-inventário é resultado de uma pesquisa em Etnomusicologia Aplicada, pesquisa participante nos termos de Brandão (1999a). O trabalho buscou, dentro de interesses comuns pesquisador-pesquisados, investigar a musicalidade e a Viola de Buriti produzida no quilombo do Mumbuca, localizado na região do Jalapão no Estado do Tocantins. Entre as ações desenvolvidas, trabalhou-se para a viabilização do registro da Viola de Buriti como Patrimônio Imaterial junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Para tanto, foi produzido um inventário participativo com metodologia do IPHAN (2016) e um documentário audiovisual. Também como demanda do quilombo, foi criado um caderno de partituras com a transcrição das canções da comunidade e a produção de textos acadêmicos de escrita coletiva, envolvendo um grupo de pesquisadoras do quilombo. A participação em editais de fomento à cultura que beneficiaram o povoado foi outra ação que fez parte desse trabalho. A pesquisa foi interdisciplinar, envolvendo a grande área das Artes, incluindo a Etnomusicologia e a Educação do Campo, área que fundamentou a metodologia adotada baseada nos princípios freirianos. A fundamentação teórica principal da tese foi a poética do próprio quilombo, considerando a indissociabilidade entre o intelecto e a sensibilidade (MAFFESOLI, 1998), as músicas serviram de guia para a escrita do trabalho. Também nesse sentido, optou-se pela autoetnografia, baseado em Fortin (2009) e Aschieri (2018), como ferramenta de campo e na reflexão sobre os dados coletados. Além dos resultados para a comunidade, foi possível compreender que a musicalidade do quilombo possui aspectos que refletem uma resistência ao pensamento musical hegemônico, como do uso de estruturas modais, corporais e também no modo de pensar, como no tipo de raciocínio que classifiquei como intelorgânica musical, um tipo de pensamento orgânico que imbrica necessidades estéticas com recursos naturais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6327462 - SONIA MARIA MORAES CHADA
Interno - 1475503 - LILIAM CRISTINA BARROS COHEN
Interno - 273431 - MIGUEL DE SANTA BRIGIDA JUNIOR
Externo à Instituição - FRANCISCA HELENA MARQUES
Externo à Instituição - GUSTAVO FROSI BENETTI
Externo à Instituição - LEON DE PAULA
Notícia cadastrada em: 13/05/2019 10:33
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