OLHAR [RE] EGRESSO: diálogos entre as propostas curriculares e a docência em Artes Visuais na UFPA
Arte/Educação; Currículo; Docência; Ensino da Arte; Licenciatura em Artes Visuais da UFPA.
Esta pesquisa contempla reflexões sobre a perspectiva da formação de educadores em Artes Visuais na cidade de Belém, com foco exclusivo em instituições vinculadas à Universidade Federal do Pará/UFPA, tais como a Faculdade de Artes Visuais/FAV e o Programa de Pós-Graduação em Artes/PPGArtes. O estudo vislumbra indícios de um estado de carência de professores com pesquisa em Educação nas Artes Visuais, então desenvolve uma investigação sobre a aplicabilidade e o envolvimento docente e discente com as expectativas da proposta curricular na Licenciatura em Artes Visuais, além de reunir dados em espécie quantitativa e qualitativa para fundamentar as informações referentes ao contexto da docência nas imediações da UFPA. Para o embasamento destas considerações são evocados alguns autores para validar as proposições destes estudos, são eles: Tomaz Tadeu Silva, Antoni Zabala, Maurice Tardif, Ana Mae Barbosa, entre outros.