Noções sobre o malabarismo sistematizado ao treinamento psicofísico do atuante cênico
Treinamento. Teatro. Circo. Malabarismo. Metodologia.
Este trabalho, ainda em andamento, abordará a sistematização de um treinamento psicofísico por meio do malabarismo. A intenção da pesquisa tem sido fundir as duas áreas que mais me fascinam dentro das artes cênicas: a investigação do corpo e o circo. Pelo fato de a investigação incluir a apresentação de um conteúdo prático, será exibido um fragmento desse treinamento, haja vista que o processo está em curso. Neste fragmento, será demonstrado a atividade de malabares com bolas aproveitada ao suprimento de proficiências à atuação cênica. Nele, pretende-se expor os “princípios que retornam”, de Eugenio Barba – “cotidiano e extracotidiano, equilíbrio em ação, a dança das oposições, incoerência coerente e a virtude da omissão, equivalência e um corpo decidido” –, juntamente com os princípios do treinamento com bastão (conhecimento do objeto, criação de partitura, pantomima da partitura e abstração); após isso, será apresentado uma cena onde se poderão mostrar as fases e os movimentos criados em cada etapa até o presente momento, bem como o que, nessa atividade, informa a atuação, no âmbito do corpo do atuante. Quanto a este último aspecto, serão demonstrados exercícios aplicativos seguidos de uma cena curta a partir de um texto dramático chamado “Os caminhos de Orfídio” escrito pelo autor da pesquisa. No que tange à parte escrita, serão apresentados recortes de duas seções da dissertação. Na primeira seção, será abordado sobre a trajetória do ator inglês Henry Irving (1838-1905); assim como, do ator e diretor russo Constantin Stanislavski (1868-1936). Ambos os artistas foram selecionados pelo critério evidenciado em seu pioneirismo no desenvolvimento da pedagogia relacionada ao treinamento do ator. Já na segunda seção discorreremos sobre a metodologia utilizada na sistematização, assim como sobre metáfora do treinamento. A partir dos recortes dessas sessões conseguiremos, ainda que parcialmente, desenvolver uma explicação sobre como será o trabalho quando estiver desenvolvido em sua completude.