FAZENDO A PELE NO AUTO DO CÍRIO - Processos Criativos da maquiagem da Comissão de Frente.
Auto do Círio; Etnocenologia; Maquiagem; Processos Criativos.
Esta pesquisa busca compreender enquanto artista-pesquisador-participante do Auto do Círio os processos criativos da maquiagem da Comissão de Frente revelados na espetacularidade deste fenômeno cênico de dimensões singulares como cortejo dramático. Fundamentado teórico-metodologicamente na Etnocenologia, enquanto Etnociência das Artes e Formas de Espetáculo acolhemos como principais autores deste campo de conhecimento Armindo Bião (2008), Jean-Marie Pradier (1995) para a abordagem de Espetacularidade, Teatralidade, Matrizes Culturais - Matrizes Estéticas e Michel Maffesoli (1998) para Comunidades Emocionais. No estudo do imaginário Paes Loureiro (2010) em sua proposição de Conversão Semiótica como chave conceitual para a compreensão da poética da cultura amazônica. Para o enfoque dos Processos Criativos, Sônia Rangel (2015) e Philippe Hallowell (2010). Como premissa etnocenológica dominante, privilegiamos nos procedimentos metodológicos as múltiplas vivências internas no fenômeno da pesquisa, dando relevância a sabedoria dos praticantes e suas trajetórias no espetáculo, por meio de registros fotográficos, vídeos do processo criativo de auto maquiagem e coreográfico, além de entrevistas semi estruturadas. Esses registros audiovisuais compõem um documentário intitulado Auto Etnodocumentário indissociado desta reflexão contribuindo, enquanto maquiador, para a construção de conhecimento que brota da complexidade e riqueza das práticas espetaculares de rua na Amazônia contemporânea.