Ecologia de um sukiya sonoro: discurso poético polifônico na música tradicional japonesa
Música japonesa. shamisen. koto. discurso poético polifônico. ecologia da escuta
A pesquisa consiste em analisar e compreender aspectos do repertório musical tradicional japonês (tendo como foco obras do repertório da música clássica tradicional japonesa - obras para koto do compositor Tadao Sawai - e obras do repertório da música popular tradicional japonesa - min'yô, especificamente do estilo Tsugaru shamisen). Esses aspectos constituem-se de forma orgânica como elementos de multiplicidade e diversidade que habitam diversos domínios culturais nipônicos (princípios ético-estéticos presentes na cerimônia do chá, na literatura japonesa, na música, etc). Dessa forma a perspectiva de pesquisa almeja compreender lógicas musicais e modos de organização elementais entendidas e observadas a partir de uma perspectiva em que a intertextualidade atue de forma orgânica sobre esses diversos domínios. Estes sendo transversalizados com o apanhado teórico e a vivência musical do próprio pesquisador ao identificar e reconhecer aspectos musicais com inter-relações em níveis e domínios culturais diversos. A prática de pesquisa desenvolvida se intitula como uma prática Musecológica, que tem por base tanto uma dimensão etnomusicológica, como uma dimensão musicológica, e opera por princípios empíricos e fenomenológicos estabelecendo como elemento norteador o conhecimento do objeto a partir da prática, da inserção e do aprendizado não-distanciado das práticas musicais estudadas. A pesquisa também opera por meio de um resultado criacional, partindo do princípio que a melhor forma de comunicar o conhecimento sistematizado na pesquisa é gerando vivências e contatos com o próprio material musical derivado desse discurso polifônico.