TRAJES DA CENA POPULAR AMAZÔNICA: RECORTES SOBRE O VESTIR NO CULTO A SÃO BENEDITO EM BRAGANÇA (PA).
Figurino, Bragança, Marujada, Traje
O trabalho versa sobre os sentidos do vestir no culto a São Benedito em Bragança, Pará. Em 220 anos de existência o culto se configurou a partir de conflitos com a igreja católica oficial, mas sobretudo pelo esforço dos membros da Irmandade do Glorioso São Benedito de Bragança. Neste estudo a história da cidade, da irmandade e do culto são o pano de fundo para uma pesquisa sobre indumentária e da importância do aspecto vestimentar nos diversos momentos em que o Santo é homenageado desde o período de esmolações, até ensaios, missas, procissões e apresentações oficiais de dança. As etapas de discussão partem da apropriação da imagem força das fitas coloridas que compõe o chapéu utilizado pelas Marujas de São Benedito e refletem sobre quatorze tópicos distintos relacionados à importância do vestir para os membros participantes do culto. Além disso, a vivência dentro dos ateliês dos artesãos que constroem as roupas e os adereços de Marujas e Marujos é um fator importante na pesquisa, sendo o ateliê observado como espaço de construção poética que neste sentido move uma escrita inspirada no ato de costurar. Os registros das primeiras etapas de pesquisa geraram como resultado o documentário intitulado “Entre Marujas e Marujos”, produzido na imersão de campo realizada em dezembro de 2017 e que integra parte do trabalho na busca por um formato híbrido de apresentação final. Tendo o material audiovisual como suporte ao desenvolvimento do pensamento teórico e etnográfico.