O SCHOTTISCH DE CLEMENTE FERREIRA JÚNIOR
Clemente Ferreira Júnior. Schottisch. Novidades Musicais.
O presente trabalho investiga a presença do gênero musical Schottisch
em Belém durante o final do século XIX e início do século XX, com foco
no trabalho do compositor, professor, maestro e pianista Clemente
Ferreira Júnior. Na investigação são utilizadas ferramentas ligadas ao
estudo etnomusicológico, além de ferramentas analíticas relacionadas
ao universo da teoria e composição musical. Neste ínterim, a partir do
conceito de Prática Musical de Sônia Chada, busca-se a compreensão
acerca da prática musical do compositor, tendo como parâmetro
principal seu contexto social. De maneira complementar, o trabalho
oferece um quadro sobre o fenômeno de transformação da música
brasileira ocorrida a partir da segunda metade do século XIX, propondo
a elaboração do termo “novidades musicaes” para designar a constante
importação de gêneros musicais estrangeiros para o país, durante o
período. Por último, é apresentada uma composição musical acompanhada
de memorial que detalha as decisões composicionais do autor, onde se
propõe o conceito de transmutação musical, que utiliza características
da música de Clemente Ferreira Júnior como material para composições
inéditas.