O SCHOTTISCH PARAENSE DE CLEMENTE FERREIRA JÚNIOR
Clemente Ferreira Júnior. Schottisch. Novidades Musicais.
O presente trabalho investiga a presença do gênero musical Schottisch em Belém durante o final do século XIX e início do século XX, através da figura do compositor, maestro e pianeiro Clemente Ferreira Júnior. Na investigação são utilizadas ferramentas ligadas ao estudo etnomusicológico, historiográfico, além de ferramentas analíticas relacionadas ao universo da teoria e composição musical. Sendo assim, a partir do conceito de Prática Musical aprofundado por Sônia Chada, busca-se a compreensão sobre a prática deste compositor, tendo como parâmetro principal o seu contexto social e focando na sua produção composicional do gênero Schottisch. Neste ínterim, o trabalho oferece um quadro sobre o fenômeno de transformação que ocorre na música brasileira a partir da segunda metade do século XIX, propondo a elaboração do termo “Novidades Musicais” para designar tal fenômeno. Por último, é apresentada uma composição musical e um memorial sobre a obra escrita por este autor, em que se apresenta o conceito de transmutação musical utilizando certas características musicais do Schottisch de Clemente Ferreira Júnior remodelados à partir de técnicas composicionais do autor do trabalho.