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Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO RICARDO SILVA DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULO RICARDO SILVA DO NASCIMENTO
DATA: 25/01/2018
HORA: 10:00
LOCAL: Sede do PPGARTES
TÍTULO:

CASARÃO DO BONECO:

EXPERIÊNCIA DE GESTAÇÃO PERMANENTE DE UM CORPO RELACIONAL EM UM TERRITÓRIO EXISTENCIAL 


PALAVRAS-CHAVES:

Casarão do Boneco; In Bust; Corpo relacional; Território Existencial; Espaço Compartilhado.


PÁGINAS: 45
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Teatro
RESUMO:

A jardinagem praticada pela lógica da floresta, baseada na manutenção da vida pela diversidade e abundância de recursos próprios é a metáfora para os cultivos da compreensão nesta pesquisa que fala de um casarão antigo que é sede de um grupo de teatro com bonecos e espaço compartilhado de trabalho coletivo de 44 artistas/produtores de cenas diversas, recebedor de fluxos de público para experiências estéticas em comum. São pontos de vistas, lugares de onde se olha. Paisagem e sujeito são plataformas entrecruzadas em frequente comunicação. Ao colocar a voz de dentro do Casarão do Boneco, em qualquer uma das plataformas, ouvisse que estamos diante de uma peculiaridade, uma nuance no âmbito relacional, entre os habitantes, seus espaços, as diversas linguagens artísticas, o público e a cidade. Essa intensa ocupação e o que dela faz movimentar o Casarão do Boneco indicia um rearranjo de realidade ante a potência para as maneiras de se relacionar. O Casarão parece apresentar suas próprias qualidades, componentes absorvidos nos meios que se sobrepõe, que o identificam sob diversos aspectos e, sem mudar de direção, juntos se dimensionam a um devir-expressivo territorializante. São seguidas algumas das pistas do método cartográfico de Gilles Deleuze e Félix Guattari e seu pensamento rizomático. É vislumbrado os vários lugares que definem e que tornam o Casarão, um lugar único, um corpo único sendo definido pelas relações estabelecidas entre três blocos de força: seus habitantes, seus ambientes, seus movimentos. Um corpo como Deleuze observa o corpo definido por Espinoza (2002), composto por uma infinidade de partículas, se elabora por um lado das relações entre velocidades e lentidões, repousos e movimentos dessas partículas. Não é definido como forma, mas como força interativa. Um corpo personificado pela composição de outros corpos, tal a ideia cosmogônica da pessoa marubo, ou mesmo animado tal ao boneco que vira personagem pela manipulação de tantos atores. Um corpo tramado em mapas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1152792 - WLADILENE DE SOUSA LIMA
Interno - 2124568 - IVONE MARIA XAVIER DE AMORIM ALMEIDA
Externo ao Programa - 2214671 - MARIA DOS REMEDIOS DE BRITO
Notícia cadastrada em: 03/01/2018 15:46
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