A MÚSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA: Considerações sobre o gosto musical
Educação musical.
Educação de jovens e adultos.
Gosto musical.
Habitus híbrido.
Cotidiano.
Este trabalho aborda questões relacionadas ao ensino de música no Ensino de Jovens e Adultos – EJA em uma escola pública em Belém do Pará. Investigar como é construído o gosto musical dos discentes da modalidade EJA, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Waldemar Ribeiro foi o objetivo principal da pesquisa. Seguindo orientações teóricas do campo da sociologia, em conexões com o campo da educação musical, esta pesquisa coletou dados em 2017, onde foram realizadas observações e entrevistas semi-estruturadas com discentes da EJA da 3º etapa do Ensino Fundamental, 4º etapa do Ensino Fundamental, 1º etapa do ensino médio e 2º etapa do ensino médio. Os dados coletados dialogam com os autores: Setton (2002a e 2002b), baseado na teoria das culturas híbridas e do habitus híbrido; Canclini (2015) com a teoria da hibridação; Quadros Jr e Lourenço (2013), Monteiro (2008), Hennion (2002) e Tinhorão (2001) para dialogar sobre gosto musical e, Souza (2004 e 2008), Louro e Souza (2013) e Penna (2003 e 2010) para referendar sobre educação musical e cotidiano. Os resultados aqui obtidos apontam que a família e a escola ainda continuam sendo os principais responsáveis pela construção do gosto musical, porém, a presença da mídia, o bairro, a religião também emergem como dispositivos de potência na construção do gosto musical dos estudantes da EJA.