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Banca de DEFESA: PATRICH DEPAILLER FERREIRA MORAES
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRICH DEPAILLER FERREIRA MORAES
DATA: 11/06/2014
HORA: 09:00
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Artes
TÍTULO: O FEITIÇO CABOCLO DE DONA ONETE: UM OLHAR ETNOMUSICOLÓGICO SOBRE A TRAJETÓRIA DO CARIMBÓ CHAMEGADO, DE IGARAPÉ-MIRI A BELÉM.
PALAVRAS-CHAVES: Dona Onete, Carimbó Chamegado, Criação Musical
PÁGINAS: 125
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
ESPECIALIDADE: Composição Musical
RESUMO: O presente trabalho tem como título: O feitiço caboclo de Dona Onete: um olhar Etnomusicológico sobre a trajetória do Carimbó Chamegado; de Igarapé-Miri a Belém, sendo o objeto de estudo a cantora, compositora, e historiadora Professora Ionete Gama, conhecida na música paraense como Dona Onete, executora de uma forma particular de interpretar o Carimbó, batizado por ela de Carimbó Chamegado. Nesse processo analiso três composições, que compreendem três períodos dessa produção:. A primeira no Municipio de Igarapé-Miri no Grupo Folclórico Canarana, no qual suas primeiras letras surgiram; a Segunda, já na capital Belém, onde participou do Projeto Terruá Pará; e a terceira, onde sua obra ganhou o caráter comercial por meio de seu 1º Cd. Interessa compreeder como foram construídas essas composições, e como o meio (o Municipio de Igarapé-Miri, sua história, costumes, lendas e música) teve influência no Carimbó Chamegado, assim como contribuir com a salvaguarda das manifestações populares do Município de Igarapé-Miri, a partir dessa música. Utilizo como referencial teórico os estudiosos da Etnomusicologia em especial BLACKING (1973) e BEHAGUE (1992), que são subsídios para compreender como se processa a criação musical dentro do Carimbó Chamegado, assim como Lévi-Strauss, Stuart Hall e Nestor Garcia Canclini discutindo identidade. Metodologicamente, realizei consultas a livros e documentos, composições, gravações, vídeos, bem como pesquisa de campo, através de entrevistas semi-estruturadas com a compositora em questão, que me forneceu informações sobre sua participação no Projeto Terruá Pará e no CD Feitiço Caboclo, lançado em 2011, analisando assim as composições..
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1475503 - LILIAM CRISTINA DA SILVA BARROS
Interno - 480.622.002-72 - PAULO MURILO GUERREIRO DO AMARAL - UEPA
Interno - 6327462 - SONIA MARIA MORAES CHADA
Notícia cadastrada em: 02/06/2014 19:47