MOTIVAÇÃO PARA APRENDER MÚSICA: Um estudo com alunos do ensino médio.
Motivação para aprender música. Educação musical. Motivação do aluno. Autodeterminação para aprender música no ensino médio.
SILVA, Silene Trópico. Motivação para aprender música: um estudo com alunos do ensino médio. ano. xxx fls. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-Graduação em Artes, UFPA, Belém.
Nesta pesquisa, realizou-se um estudo exploratório com a finalidade de conhecer os direcionamentos empíricos aplicados na área de educação musical e outros aplicados em conformidade com a Teoria da Autodeterminação (TAD) possíveis para este estudo, para revelar o estado da motivação dos alunos e descrever o comportamento do estudante de acordo com as influências internas e externas para predizer-lhes a orientação motivacional para aprender música no ensino médio. A teorização sobre o sentimento autodeterminado realizado pelos psicólogos Deci e Ryan (1985) aproximou-se da perspectiva sociocognitiva da motivação e da visão humanista das necessidades que originaram o conceito de autodeterminação, segundo o qual, ao se identificar pessoalmente com as informações que recebeu do contexto, o sujeito torna-se capaz de agenciar e gerenciar seu aprendizado para realizar metas e objetivos futuros que oportunizaram a interação entre o sujeito e seu mundo de forma dialética e organísmica. Com o emprego do survey para 64 alunos do ensino médio, objetivou-se compreender as contribuições da motivação para aprendizagem musical e conhecer o estado e estilo da motivação, para: (a) explicar as influências internas e externas que motivam o envolvimento em práticas musicais; (b) verificar por intermédio da literatura os mecanismos psicológicos básicos que motivam o educando a aprender música; (c) descrever como os fatores educacionais e socioculturais influenciam a compreensão dos conteúdos; e (d) conhecer a natureza (intrínseca e extrínseca) que origina a motivação para aprender conteúdos musicais. Ao trilhar o caminho da compreensão da motivação do estudante do ensino médio, percebeu-se que considerar a avaliação qualitativa da aprendizagem com o emprego da pesquisa de survey foi uma alternativa bastante valida para conhecer como está a aprendizagem conceitual dos estudantes do ensino médio, a partir da observação e do relato das experiências musicais vivenciadas pelo aluno na sala de aula. Para desenvolver este estudo, considerou-se ainda adotar um novo olhar acerca das dificuldades de aprendizagem para captar destes jovens quais fatores motivaram sua aprendizagem musical, bem como compreender a situação do ensino paraense. Como estas questões foram abordadas no ensino médio, acredita-se que as ações empreendidas fazem a diferença para melhorar a qualidade do ensino. Com o desenvolvimento da pesquisa de survey e análise quantitativa dos dados verificou-se nos estudantes o estado motivacional controlado e incentivado por influências internas e externas e menos por suportes de autorregulação e o estilo orientado por motivação extrínseca com regulação introjetada e externa. A contribuição da motivação para aprender música foi determinada pela percepção de atendimento das necessidades psicológicas básicas avaliadas pelos estudantes em grau moderado e baixo e próximo de 45% do índice total da escala e, a frustração destas mesmas necessidades foram avaliadas moderadas e próximas de 55% do índice de frustração total da escala. Os sentimentos de autonomia e competência se aproximaram na escala likert do nível de 32% de atendimento e, o sentimento de relacionamento se aproximou do nível de 31% de atendimento. Confirmou-se neste estudo que os fatores psicológicos motivadores da aprendizagem dos alunos foram de ordem pessoal e sociocultural que em seus desdobramentos motivacionais contribuem para incrementar o aprendizado musical dos estudantes do ensino médio.